RECONSTRUÇÃO MAMÁRIA

MUITO PARA ALÉM DA RECUPERAÇÃO

DA SILHUETA FEMININA

A Reconstrução mamária envolve uma variedade de procedimentos cirúrgicos que têm por finalidade restaurar o volume, a forma e o contorno da mama após Mastectomia ou cirurgia conservadora (tumorectomia e radioterapia).
 
Fatores como a anatomia individual, os objetivos estéticos e a necessidade de procedimentos adicionais, tais como quimioterapia e/ou radioterapia, determinam a escolha da opção reconstrutiva. O envolvimento do Cirurgião Plástico no plano de tratamento da paciente é fundamental pois o tipo de cirurgia oncológica proposta para o tratamento afeta significativamente as escolhas e os resultados da reconstrução mamária.

QUANDO INICIAR

 A Reconstrução Mamária pode ser realizada na mesma altura em que é retirada a mama, o que diminui o período em que a paciente convive com a ausência da mama. Já nos casos de Mastectomia, é necessário aguardar pela cicatrização dos tecidos afectados.

RECONSTRUÇÃO DO MAMILO

Apesar da Mastectomia implicar, na maioria das vezes, a remoção de toda a mama, é possível reconstruir o mamilo e a aréola. É efectuada alguns meses após a reconstrução mamária, para dar tempo à nova mama para se acomodar na sua posição permanente.

TÉCNICAS DE RECONSTRUÇÃO

São duas as técnicas principais para a reconstrução mamária: ou com implantes ou usando os próprios tecidos.

A reconstrução com implante é possível se a mama não for muito grande e não for necessário retirar demasiada pele devido à remoção do tumor.

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Vimeo
  • Preto Ícone YouTube

© 2021 MyClinique - Medicina Estética e Cirurgia Plástica